Operações das Polícias Civil e Militar buscam policiamento de resultado nas áreas mais atingidas pelo crime

Operações Integradas de Segurança Pública, visando o policiamento de resultados, serão realizadas em todo o Maranhão, conforme planejamento elaborado durante reunião realizada na manhã de hoje no gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, Dr. Jefferson Portela, da qual participaram o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luongo e o Superintendente de Polícia Civil da Capital, Breno Galdino de Araújo, dentre outras autoridades.

O coronel Jorge Luongo explicou que hoje existem condições de fazer operações a partir de estatísticas referenciais das áreas mais atingidas pela criminalidade. É o que o coronel chama de “policiamento de resultados” que acontece a partir do compartilhamento de informações entre as forças policiais para o ajuste de ações integradas.

Através dessas operações, as polícias civil e militar poderão identificar as áreas mais vulneráveis à criminalidade, garantindo o cumprimento de mandados de prisão em aberto, o monitoramento de segurança de cada área, bairro ou rua, através de ocorrências e ações diferenciadas.

O comandante da PM explicou que essas, como outras operações já efetivadas, vão se dar sob gestão compartilhada das polícias Civil e Militar e que o regime de integração policial praticado hoje no Maranhão é referência e exemplo para outros estados da Federação.

O Superintendente de Polícia Civil da Capital, Breno Galdino de Araújo declarou que as operações têm o objetivo de efetivar o que for produzido pelos serviços de inteligência, identificando, de posse dos dados, os principais focos de criminalidade no Estado. Trata-se, segundo ele, de não se limitar apenas ao policiamento repressivo, mas atuar de forma incisiva nas áreas mais atingidas, identificando criminosos nos pontos mais críticos de cada área, através do georeferecniamento de atividades criminais. Breno Galdino disse que a reunião realizada nesta manhã de terça-feira teve o objetivo de alinhavar todos esses pontos e efetivar essa maior integração.

Integradas a essas operações estarão as diversas Superintendências de Polícia – Superintendência de Polícia Civil da Capital, Superintendência de Polícia Civil do Interior, Superintendência Estadual de Investigações Criminais, Superintendência Estadual de Combate ao Narcotráfico e Superintendência de Homicídios e Proteção a Pessoas e Superintendência de Polícia Técnico Científica.

O post Operações das Polícias Civil e Militar buscam policiamento de resultado nas áreas mais atingidas pelo crime apareceu primeiro em SSP/MA – Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.

Powered by WPeMatico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *