SÃO LUÍS – Criado programa institucional MP Cultural

Centro Cultural 1Centro Cultural 2 assinaturaMEMORIAL1MEMORIAL5O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, instituiu, na tarde desta quinta-feira, 12, o programa MP Cultural, com o objetivo de promover ações e produtos culturais, divulgar o trabalho do Ministério Público do Maranhão e aproximar a instituição da sociedade por meio da arte.

A assinatura do ato foi acompanhada por membros e servidores da Comissão Gestora do Programa Memória Institucional e da Secretaria de Planejamento e Gestão, em São Luís.

O chefe do MPMA destacou que o programa tem caráter permanente e visa integrar os objetivos estratégicos ao ambiente cultural do Maranhão. “Estamos unindo o valioso patrimônio cultural e artístico maranhense, em suas diversas vertentes, ao esforço institucional do Ministério Público de se integrar, ainda mais, com a sociedade, promovendo um diálogo permanente e fomento à cultura”, afirmou Gonzaga.

CENTRO CULTURAL

Em seguida, a servidora Dulce Serra Moreira apresentou o projeto das instalações do Centro Cultural do MPMA, que será inaugurado na antiga sede da Procuradoria Geral de Justiça, no Centro de São Luís.

O espaço está passando por uma reforma e estão sendo feitas adaptações para abrigar o acervo do Memorial do Ministério Público, além do auditório, espaço da memória oral, galeria, lanchonete, praça e sala de administração.

Os procuradores de justiça Teodoro Peres Neto (coordenador do Programa Memória Institucional) e José Antonio Oliveira Bents acompanharam a apresentação, além dos outros integrantes, o promotor de justiça Cláudio Luiz Frazão Ribeiro e as servidoras Maria dos Remédios Santos, Suzane Viégas e Édula Lima. Os promotores de justiça Márcio Thadeu Silva Marques (Escola Superior), Raimundo Nonato Leite (Secretaria de Planejamento e Gestão) e Marco Antonio Amorim (Secretaria para Assuntos Institucionais) também estiveram presentes.

Após a apresentação, Dulce Serra Moreira, que é designer de interiores, artista plástica e assina o projeto, tirou as dúvidas dos presentes e recebeu as sugestões para aperfeiçoar as instalações do Centro Cultural.

PROGRAMAÇÃO

A programação do Centro Cultural será organizada em parceria com os Centros de Apoio OperacionaL do MPMA e a inauguração do prédio será em setembro deste ano. Serão realizadas exposições, mostras de vídeo, palestras, oficinas, apresentações de corais, dentre outros eventos.

“A atuação se dará nas diversas áreas de expressão artística: cinema, teatro, música, artes plásticas, literatura, dança, moda, quadrinho, dentre outras”, explicou Dulce Serra.

Redação e fotos: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)

Powered by WPeMatico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *