MPF/MA adere à campanha “Novembro Azul”

O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão aderiu à campanha “Novembro Azul”, que acontece todos os anos, com o objetivo de conscientizar sobre saúde masculina, em especial sobre o câncer de próstata. Em apoio, desde o dia 5 de novembro, a fachada do prédio da Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA) recebeu iluminação na cor azul.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro). No Brasil, foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. O objetivo do Novembro Azul é conscientizar as pessoas sobre a doença, incentivar a prevenção e desconstruir preconceitos em relação aos exames, incentivando a busca por mais informações e esclarecimentos a todos em prol da saúde masculina.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a identificação da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. O Ministério da Saúde recomenda que os exames preventivos sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra – cuja prevenção deve ser iniciada aos 45 anos.

Powered by WPeMatico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *