BALSAS – Treinamentos são ministrados durante o Ereg

Spread the love
Balsas Cursos 6Balsas Cursos 5 Fala PGJBalsas Cursos 1Curso Balsas GeralO Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realizou nesta quinta-feira, 25, treinamentos em Balsas. Os cursos aconteceram na UniBalsas durante o Encontro Regional de Gestão Estratégica e reuniram membros e servidores dos municípios de Balsas, Loreto, Carolina, Riachão e São Raimundo das Mangabeiras.

No turno matutino, o diretor da ESMP, Márcio Thadeu Silva Marques, ministrou “Oficina Atendimento ao Público: dignidade e informação” para servidores do Ministério Público. O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, e o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), Marco Antonio Santos Amorim, participaram da abertura do curso.

Na oportunidade, o procurador-geral de justiça deu as boas-vindas aos participantes. “Um dos pilares da nossa gestão é a capacitação de membros e servidores, a valorização de todos que compõem o Ministério Público. Buscamos regionalizar as ações, levando ao interior do estado as atividades e proporcionando a integração entre todos”.

Em seguida, o diretor da Secinst falou sobre a programação agendada para o período vespertino. “Teremos o workshop de sistemas, com o PJE, Simp, Digidoc e SIC. São sistemas que operamos diariamente e por isso a participação de todos é tão importante”, afirmou. Marco Amorim também falou do calendário de eventos da ESMP. “Há cursos acontecendo em diversos locais. Em Imperatriz, acontece o de Alienação Parental. Em Timon, o Seminário Regional de Inteligência Institucional. Em São Luís, acontecerá o curso do Tribunal do Júri, além do curso de pós-graduação”.

Segundo o diretor da Escola Superior do MPMA e ministrante do treinamento, Márcio Thadeu Silva Marques, “os cursos acontecerão em todas as edições dos Encontros Regionais”. Ele também explicou que “toda a capacitação foi pensada para promover o intercâmbio de informações e capacitar membros e servidores. O atendimento é a porta de entrada na instituição, por isso deve ter como base os critérios de acolhimento, empatia e resolutividade, estimulando o respeito aos cidadãos”.

TARDE

No turno vespertino, também na UniBalsas, aconteceram as apresentações sobre os sistemas implantados no âmbito ministerial para facilitar o trabalho e conferir mais agilidade na gestão e economia de recursos.

O promotor de justiça e diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Raimundo Nonato Leite, apresentou o Sistema Integrado de Custos (SIC), que auxilia na mensuração e controle dos custos administrativos das Promotorias de Justiça, criando métodos de análise e tomada de decisões gerenciais em vários níveis. “É um sistema novo e completo, que permite o acompanhamento de todos os investimentos e possibilita maior transparência na utilização dos recursos públicos no âmbito gerencial”.

Em seguida, o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Marco Antonio Amorim, apresentou o Workshop de Sistemas, com o intuito de mostrar aos presentes tudo que o MPMA possui em matéria de tecnologia, auxiliando os promotores de justiça na sua atividade finalística. “Todas essas plataformas existem para facilitar e subsidiar o trabalho diário”.

Ao final do evento, os servidores Dércio Santiago e Danilo Araújo tiraram as dúvidas sobre o Sistema Integrado do Ministério Público (Simp) e o Digidoc (sistema eletrônico de tramitação de processos administrativos) e apresentaram as alterações propostas nos dois sistemas a fim de aperfeiçoar a sua utilização.

Redação: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)

Fotos: Iane Carolina e Johelton Gomes (CCOM-MPMA)

Powered by WPeMatico