Curso sobre Tribunal do Júri é encerrado na ESMP

Spread the love
Turma CursoEncerramento curso 1Abertura Cursopublico 2 O Ministério Público do Maranhão, por meio da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP) e do Centro de Apoio Operacional Criminal, promoveu o curso sobre Tribunal do Júri. A capacitação foi encerrada na noite desta sexta-feira, 26, no auditório do Centro Cultural do MPMA.

Ministrado pelo procurador de justiça do Ministério Público de São Paulo, Edilson Mougenot Bonfim, o treinamento foi destinado a membros do Ministério Público.

Durante o encerramento, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, o diretor da ESMP, Márcio Thadeu Silva Marques, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, José Cláudio Cabral Marques, agradeceram a excelência da apresentação de Edilson Mougenot Bonfim e ressaltaram a importância de se discutir questões técnicas relativas ao Tribunal do Júri.

“O Tribunal do Júri é a base do Ministério Público. Eu sou apaixonado por esta atividade que muito desempenhei na minha trajetória na instituição. Estamos muito felizes com a ampla participação dos membros do Ministério Público do Maranhão neste curso”, disse o procurador-geral de justiça, ressaltando o êxito do treinamento.

Márcio Thadeu Marques destacou o empenho e a dedicação do procurador Edilson Mougenot. “Estamos muito agradecidos pelo seu empenho e generosidade”, declarou.

José Cláudio Cabral explicou que o curso era uma demanda antiga dos membros do MPMA. “Edilson Mougenot é uma referência nacional no Tribunal do Júri. Estamos muito satisfeitos de a instituição ter conseguido atender esse pleito”, avaliou.

Mougenot destacou que o júri é uma atribuição clássica do MP, tendo dedicado parte de sua vida a este exercício. “A finalidade deste curso foi passar aos colegas a experiência de quem viveu por duas décadas no júri. Admiro todas as demais áreas do MP, mas devo dizer que meu coração desde o começo bateu pelo júri”, comentou.

A promotora de justiça Karla Adriana Holanda Farias Vieira também destacou a importância do evento e o interesse dos membros pelo curso. “A Escola Superior está muito feliz em poder trazer esse grande nome do Tribunal do Júri. Foram dois dias muito proveitosos”.

O PALESTRANTE

Na abertura, coube ao promotor de justiça da Comarca de Santa Inês, Sandro Lobato de Carvalho, apresentar o palestrante e seu currículo. Edilson Mougenot Bonfim, nasceu no Paraná e ingressou no Ministério Público do Estado de São Paulo em 1988. Atuou em casos de grande clamor público, angariando respeito e admiração em diversos setores do mundo jurídico e social. No júri, tornou-se um símbolo reverenciado pelos grandes criminalistas, como o maior expoente de sua geração.

Redação e Fotos: Daucyana Castro e Eduardo Júlio (CCOM- MPMA)

Powered by WPeMatico