EREG PINHEIRO – Servidores participam de oficina de atendimento ao público e workshop de sistemas

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PHOTO 2019 05 07 21 49 23WhatsApp Image 2019 05 07 at 11.33.35PHOTO 2019 05 07 21 49 30WhatsApp Image 2019 05 08 at 07.03.33PHOTO 2019 05 07 17 06 41Paralelamente às atividades do Encontro Regional de Gestão Estratégica realizado nesta terça-feira, 7, em Pinheiro, os servidores das Promotorias de Justiça da região da Baixada participaram de uma oficina sobre atendimento ao público e um workshop sobre os sistemas utilizados pelo Ministério Público do Maranhão.

A “Oficina Atendimento ao Público: dignidade e informação”, foi ministrada pelo promotor de justiça e diretor da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão (ESMP), Márcio Thadeu Silva Marques e aconteceu no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Pinheiro. O objetivo do encontro foi promover o intercâmbio de informações e capacitar membros e servidores do Ministério Público do Maranhão.

De acordo com Márcio Thadeu Marques, no atendimento deve-se sempre ter em mente questões como acolhimento, empatia e resolutividade, além do respeito ao cidadão. Lembrando que o treinamento será realizado em todos os Eregs, o diretor da ESMP ressaltou a importância de que “o atendimento do Ministério Público ao cidadão seja sempre com qualidade, ética e promova a dignidade”.

Na oficina são abordados temas como ética no atendimento, a diversidade de pessoas e linguagens, dando como exemplo a Língua Brasileira de Sinais, utilizada pelas pessoas surdas, e a importância de reconhecimento da identidade de gênero e uso do nome social. Essa questão, inclusive, é regida no âmbito do Ministério Público pelo Ato Regulamentar n° 10/2017.

Também são discutidos o atendimento preferencial e prioritário e a questão das vestimentas para acesso às sedes da instituição, ressaltando a importância do respeito aos costumes tradicionais.

SISTEMAS
À tarde, foi realizado um workshop sobre os sistemas implantados no MPMA para facilitar o trabalho e garantir maior agilidade e economia na gestão.

O diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Raimundo Nonato Leite Filho, apresentou o Sistema Integrado de Custos (SIC), que auxilia na mensuração e controle dos custos administrativos das Promotorias de Justiça, criando métodos de análise e tomada de decisões gerenciais em vários níveis.

Já o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Marco Antonio Santos Amorim e o servidor Danilo Araújo apresentaram e tiraram dúvidas sobre o Sistema Integrado do Ministério Público (Simp) o Digidoc (sistema eletrônico de tramitação de processos administrativos) e o sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJE).

Durante o workshop, também foram apresentadas propostas de alterações para aperfeiçoar a utilização dos sistemas eletrônicos.

Redação: CCOM-MPMA

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