MILAGRES DO MARANHÃO – MPMA e Prefeitura lançam campanha contra drogas

Spread the love
Drogas 1 AlunosDrogas Palestra PromotorDrogas Público O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Santa Quitéria, lançou na terça-feira, 7, em Milagres do Maranhão, a campanha “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?”.

Surgida em 2013, por iniciativa da promotora de justiça Cristiane Gomes Coelho Maia Lago, titular da 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena de São Luís, a campanha busca estimular o debate nas escolas sobre o consumo de drogas e prevenir o uso entre crianças e adolescentes.

Em Milagres do Maranhão, que é termo judiciário de Santa Quitéria, a solenidade de lançamento, que ocorreu na quadra poliesportiva da cidade, teve a participação de estudantes e professores das escolas Centro de Ensino Médio Alexandre Costa (rede estadual) e Alice Lopes (rede municipal).

Coordenado pelo promotor de justiça Hélder Ferreira Bezerra, titular da Promotoria de Santa Quitéria, o evento contou com as presenças do prefeito de Milagres do Maranhão, Leonardo José Caldas Lima, do Presidente Câmara de Vereadores, Antonio José Costa Silva, do juiz de direito da comarca, Cristiano Regis Cesar da Silva, do defensor público João Makson Bastos de Oliveira, do delegado de Polícia Civil Alex Rêgo e do sargento da Polícia Militar R Costa.

Também estiveram presentes representantes do Conselho Tutelar e da Força Estadual de Saúde.

Conforme relato do promotor de justiça Helder Bezerra, a ideia de implantar a campanha em Milagres do Maranhão surgiu da iniciativa da representante da Assistência Social do município, Raimunda Coriolano, que procurou o Ministério Público em Santa Quitéria para relatar os diversos casos de jovens envolvidos com drogas na cidade, exigindo providências dos órgãos de saúde e de serviço social.

“Na busca de uma abordagem integral da questão, percebemos que os anseios da comunidade se casavam perfeitamente com o programa da campanha já estruturada pelo MPMA “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?” e levada para diversos municípios maranhenses”, informou.

Para viabilizar o lançamento da campanha, foram realizadas diversas reuniões de planejamento e divisão de tarefas. A Prefeitura disponibilizou os recursos materiais necessários.

Como ocorre em todos os municípios, na execução das ações da “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?”, a temática é trabalhada em escolas da rede pública municipal e estadual.

Estão programados eventos nos meses de julho, setembro e novembro, nos quais os estudantes irão participar de concursos de poesia e paródia, além de palestras com agentes sociais.

PROGRAMAÇÃO

Na programação do lançamento da campanha em Milagres do Maranhão, os alunos da rede municipal e estadual de ensino protagonizaram apresentações de música, poesia e paródia, bem como as execuções dos Hinos Nacional, de Milagres do Maranhão e da padroeira do município. Também foram proferidas palestras sobre os riscos das drogas para a saúde pelo promotor de justiça Helder Bezerra e pelo representante da Secretaria de Estado da Saúde.

Na solenidade, o prefeito Leonardo Caldas Lima sancionou a lei que cria o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas e o Fundo Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas. Também foi dada posse aos integrantes do conselho.

Redação: CCOM-MPMA

Powered by WPeMatico